Olá a todos/as!! =) Sejam Bem-Vindos ao meu Blog!

Hoje venho com um tema deveras interessante e pouco falado no mundo dos Blogues.. Porque será? Certamente não é muito bonito falarmos dos fungos das nossas unhas dos pés, mas o facto é que eles existem. E existe muito mercado para os chamados produtos Anti-Fúngicos.
Por isso venho hoje desmistificar o assunto, não numa opinião de profissional (aviso já) mas numa opinião de alguém que sofre disto há uns bons aninhos e nunca utilizou nada em concreto (sem ser verniz colorido para disfarçar) para tratar deste "problema". Não estou a fazer publicidade a nenhuma marca, simplesmente divulgo a minha experiência.
Então vou vos falar da minha experiência. 

Para quem quiser seguir os passos deve começar por adquirir:

1- Borato de Sódio


2- Betadine

3- Dr.Scholl (Anti-Fungos) ou outra marca de verniz para tratamento de unhas com fungo
5- Alguidar com água (normalmente faço com água quente)

Nota: os produtos acima indicados (com exceção do alguidar) podem ser encontrados em qualquer Farmácia ou Parafarmácia. 

Passo a Passo no tratamento da micose nas unhas

1. Em primeiro lugar deve-se aquecer a água a uma temperatura desejada, normalmente gosto da água quente;
2. Encher o alguidar;
3. Colocar Meio Frasco de Borato de Sódio (sim, o frasco deve ficar dividido em 2 metades iguais) dentro do alguidar,
4. Betadine (o equivalente a 1 a 2 colheres de sopa deve chegar);

5. Colocar os pés de molho durante 10 minutos;
6. Aguardar...

7. Podem também ir fazendo movimentos de friccionar os pés um no outro para o produto atuar melhor

6. No fim, secar os pés muito bem com uma toalha (sem passá-los por água)
7. Se for a primeiro dia de tratamento deverá retirar uma das 5 limas contidas na embalagem Dr. Scholl e limar muito bem todas as unhas que tiverem fungo
8. Depois de muito bem limadas passar com o verniz por cima das unhas que limo
 
De preferência fazer este processo ao final do dia, sabendo que vai ficar com os pés a descoberto para que o verniz atue nas unhas (eu faço quando me vou deitar).

Como saber se a unha tem fungo?

Simples, toda e qualquer unha que se apresentar com uma coloração amarelada e que se mostre rugosa, ou seja, é irregular e mais grossa que as saudáveis.

Nota:
- Eu pensava que uma das minhas unhas não tinha fungo, até que um dia tirei uma foto ao pé em si, e ao fazer zoom reparei que estava mais amarelada que as outras, logo, tem que se estar atento;

- O procedimento com o Dr.scholl (passar o verniz) é feito diariamente após a lavagem dos pés, a parte de limar a unha é feita 1 vez por semana.


Porquê Borato de Sódio e Betadine??

Borato de Sódio = propriedades anti-séticas, antifúngicas e antivirais e ligeira ação antibacteriana;

Betadine = Desinfeção e higiene da pele e mucosas.
Adjuvante no tratamento ou profilaxia da infeção em Micoses interdigitais (ex: pé de atleta); (in Bula)

Passo a Passo no tratamento da Micose/Pé de Atleta:


Em primeiro lugar, é preciso saber-se identificar uma micose ou pé de atleta. Se a pele dos pés apresentar descamação, pequenas fissuras/feridas ou der comichão, à partida estamos na presença deste caso.
Há uns anos atrás tive os meus pés neste estado (foto retirada da net, porque não tenho nenhuma minha); Durante muitos anos coçava os pés até fazer ferida, no ano passado já tinha deixado de coçar, e as feridas desapareceram, no entanto, o tratamento com Akileine e Canesten nunca resultaram para eliminar os fungos de vez. 
Até que, no ano passado eu e o meu namorado tivemos a brilhante ideia de usar... Betadine! Sim, essa solução que costumamos por nas feridas. Ele ajudou-me e começou a colocar todos os dias nas zonas interdigitais onde eu tinha fungo (normalmente é um biquinho vermelho que sobressai), só que no entanto não desapareceu; então surgiu-nos a ideia de com uma espátula raspar o biquinho em si, expondo-o (fazendo uma ferida literalmente) e desinfetá-lo com Betadine.  Sei que parece algo estranho expor o fungo, mas o facto é que no momento em que expusemos os fungos e passámos o betadine por cima, deixando atuar a solução nos pés a noite toda, no dia a seguir já estava seco, ou seja, os fungos desapareciam. 
 
Foi este o tratamento que apliquei nas micoses, o meu caso não estava tão grave porque já não coçava na altura. Entretanto, há poucos meses é que comecei a fazer o tratamento das unhas, visto que me tinha esquecido que uma vez que tenha fungo na pele é bem provável que tenha nas unhas também, e na altura ainda não era bem visível. 
Nota: O passo a Passo deixar os pés com Borato e Betadine por 10 minutos é obrigatório em ambas as situações (tanto na micose só nas unhas, como na pele, como ambas as situações), eu é que escolhi falar em separado.
Bem, senhoras e senhores! este é o meu conselho (e do meu namorado que me ajudou muito) para uns pés sem fungos. Eheh! Repito que o meu caso não é dos mais graves, que arejo os pés diariamente (durmo sem meias, p.e.), lavo os pés todos os dias com o Borato de Sódio e Betadine, algo que aconselho mesmo que não tenham estas manifestações , a fazer 1 vez por semana para prevenir. Os meus pés atraem muito as "funguices" também porque soam imenso e no Verão é muito constrangedor mesmo. 
Mas aqui estou para vos passar o meu conhecimento e aquilo que aprendi.
O que acham?? 
Comentem com os vossos tratamentos, ou se ainda não fizeram, se gostariam de fazer;
Disponham! =)


Beijinho grande <3 

Bruna Pinheiro

As imagens são minhas, tiradas com a minha câmara, com exceção da imagem das micoses (retirada do google).




















6 Comentários

  1. há muito medo em falar nestas coisas mas é importante saber ^_^

    ResponderExcluir
  2. Olá Bruna. Gostei muito desta tua explicação sobre este tratamento. Tenho o mesmo problema e nunca tinha visto nada tão bem explicado como aqui. Vou certamente fazer o tratamento recomendado por ti. Só uma pergunta, agora que já passou um ano, voltaste a ter problemas novamente? Obrigado. João Luís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João! grata pelo teu comentário. No teu caso tens Fungos na pele ou nas unhas, ou ambos? Para mim resultou perfeitamente nos Fungos da pele, em relação às unhas tem sido mais difícil o tratamento, mas penso que seja porque uso muito sapatos fechados e com a humidade que criam é mais difícil sair. Neste momento estou a utilizar Betadine também em duas unhas que tenho fungo, e vou ver se resulta ou não. Espero que tenha sido útil, faz a experiência e depois dá Feedback. =)

      Excluir
  3. Olá Bruna! Não tens nada que agradecer, pelo contrário, eu é que agradeço. No meu caso tenho fungos apenas na pele, e no verão torna-se muito desconfortável, como deve ser o teu caso. Ao inicio pensei que seria apenas pés secos, mas depois comecei a reparar que não deveria ser só isso. Até que achei o teu blog, com uma explicação magnifica sobre o assunto. Tenho consulta marcada no podologista para saber a opinião dele. Mas irei ainda hoje começar o tratamento recomendado por ti, até porque me parece muito bom. Quando tiver novidades, sobre o progresso do tratamento e do podologista, informarei-te. Muito obrigado mais uma vez Bruna. :)

    ResponderExcluir
  4. Engraçado descobri esse tratamento por acaso e está a resultar obrigado pela dica

    ResponderExcluir