Olá a todos/as! =)

Sejam mais uma vez bem-vindos ao meu blog! Este post surgiu com a minha necessidade em falar sobre os livros que mais gosto e que me têm  contribuído para o meu desenvolvimento pessoal. 
Vou começar por falar de um livro que andou comigo "às costas" durante uns bons tempos. 
Devo dizer que quando o vi inspirei-me logo pela imagem. Sempre tive uma necessidade de procurar respostas para os "dilemas" que vivi, e muitas vezes procurei a experiência dos outros para me servir de exemplo, em vez de tomar a básica atitude de testar e experimentar por mim própria. 
"Arrisca-te a Viver" de Gustavo Santos, para quem não sabe o Gustavo é o apresentador do "Querido Mudei a Casa". O livro aborda a experiência de vida dele, de ele em jovem querer se dedicar à dança (o seu grande sonho) e os pais não o terem apoiado... enfim, fala sobre uma data de situações e "medos" que ele viveu e de alguma maneira aprendeu a ultrapassá-los após ter descoberto o Coaching. Posso definar de forma sucinta o Coaching como um método rápido e eficaz de definir objetivos com base nos sonhos maiores sonhos e a partir daí métodos rápidos e eficazes que nos levam a atingir esses mesmos objetivos. O Gustavo surge aqui como um Coach (facilitador) que ao longo do livro nos apresenta exercícios práticos que nos levam a chegar às nossas próprias conclusões, sem nos induzir absolutamente nada, porque os sonhos são nossos! Podemos constatar que o psicólogo ouve e de seguida aconselha, o Coach desenvolve a conversa de maneira a ser-mos nós próprios a dizer "vou fazer isto, quero ter aquilo, vou ser feliz se fizer isto...". 
Vou vos mostrar alguns excertos que fizeram muito sentido para mim:
"A solução para os meus problemas e para tudo o que me acontece está em mim e nunca fora de mim."

"Tu não tens de ser socialmente correto, não tens de ser a eterna ovelha que segue as pisadas do pastor no púlpito nem o conjunto de virtudes ou receios que os teus pais somaram ao longo das suas vidas."

" Não são os outros ou as coisas que não te apaixonam, és tu que, não sendo apaixonado por ti, não te apaixonas por nada nem ninguém."

" Amanhã nunca será o dia indicado para começares nada. Apenas "Agora" podes definir o resto da tua vida, alcançar tudo o que desejas e tudo o que é melhor para ti."

 " Esta existência é apenas mais uma passagem. Não é mais importante que a anterior nem mais fundamental que a próxima. Em curso está a tua evolução enquanto alma e se a levares demasiado a sério perdes metade do caminho, não distingues metade das oportunidades, apaixonas-te e ris-te metade das vezes, tocas metade das pessoas e nunca evoluis por inteiro."

Não me vou prolongar mais sobre este livro, é espetacular, ajudou-me a traçar novas visões e ver que há sempre novas coisas por aprender; Não precisamos ter um "problema" para sentir-mos necessidade de ler este tipo de livros, às vezes é preciso sairmos do nosso "pedestal" e criarmos espaço e humildade para aprender novas coisas.

O próximo livro que vou abordar também foi muito importante e muito curioso para mim.. a "Lei da Atração".. quem não se lembra disto?! O Segredo de Rhonda Byrne. Este livro engloba pensamentos de autores e mestres do passado e presente sobre como alcançar a plenitude nas diversas áreas da vida. Instrui-nos que aquilo em que pensamos materializa-se, o modo  como agimos (que vem do pensamento) também se materializa. Basicamente se somos felizes é porque andamos a enviar para o universo intenções puras desprovidas de expectativa e recheadas de amor. Isto é a Lei da Atração! E há muito mais neste maravilhoso livro. Experimentem abrir numa página ao calhas e irão ler uma afirmação que vai bater certo com o que precisam naquele momento.
O Código da Inteligência de Augusto Cury, foi o primeiro livro que li do autor. É preciso que se crie a consciência de se "obrigar" pais, educadores e professores a lerem este livro porque aborda os conceitos básicos para a auto-formação da nossa personalidade, de uma maneira aberta, criativa e focada no Eu como construtor do nosso próprio intelecto. Este livro abala todas as ideias de que crianças que vivem em lares disfuncionais também construirão lares disfuncionais no futuro. A responsabilidade não é só dos pais, é de todos como sociedade. E quem, na idade adulta, ainda tem muito que desenvolver no seu intelecto (falo de inteligência emocional) deve ler este livro. O autor aborda oito códigos da inteligência para formar pensadores, fala de quatro armadilhas que bloqueiam a inteligência e a saúde psíquica, de como alcançar a excelência profissional, afetiva e social. Gostei muito, é o que posso dizer.  
"Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis" mais uma vez de Augusto Cury; já no livro o "Código da Inteligência" Augusto fala sobre a sua teoria das Janelas da memória, em que explica que todos temos janelas na nossa memória, sendo umas Light (representam as boas memórias) e outras Killer (representam as más memórias). Vou tentar explicar de uma forma sucinta: o que acontece é que quando nos vemos perante uma situação menos boa, (por exemplo) alguém nos ofende e nos critica "tu não prestas, não vales nada".. se na nossa memória estiver arquivada alguma experiência no passado em que uma situação similar tivesse acontecido, e na nossa psique não tivesse sido resolvida, vai-se abrir essa janela killer. Quando se abre uma janela killer as nossas atitudes basicamente deixam de ser conscientes, porque essa janela está precisamente no nosso subconsciente armazenada, a "dormir" para que quando algo aconteça, ela venha à superfície e se "mostre". O que o autor explica é que a base para tudo na nossa vida, incluindo os relacionamentos sociais e afetivos é preciso identificar as nossas janelas killer e formar janelas Light (várias janelas ao longo do tempo, meses, anos se for preciso) para que o nosso subconsciente arquive as killer numa pasta mais "escondida " da nossa memória, transformando as nossas ações
Assim, neste livro diz que da mesma maneira que criamos janelas light para nós também devemos criar para a pessoa amada de forma a criarmos segurança e relações saudáveis são relações inteligentes, relações onde existe crítica e expectativa são pouco inteligentes. Existe uma abordagem de que a mulher, como sendo dos dois sexos aquele que (por norma) tem mais inteligência emocional e é mais sensível, deve influenciar os caminhos que tomam o relacionamento, não tentando mudar personalidades à sua imagem, mas aceitando e "delineando" as ações do outro através da prática da Gratidão, do elogio e por vezes, do silêncio (a oração dos sábios). 

Por fim, e não menos importante! (já deve estar tudo a dormir :P) Linguagem Corporal, de Allan e Barbara Pease, não é bem um livro de auto-ajuda, no entanto falo sobre ele porque nos ajuda de alguma maneira a identificar o que os outros estão a "pensar" através dos gestos/expressões faciais e corporais no momento em que falam e a tomarmos consciência da nossa própria maneira de nos exprimir-nos e o que estamos a transmitir aos outros
Ensina-nos, por exemplo, a identificar um mentiroso (por dizer que gosta muito dos nossos sapatos mas ao mesmo tempo coça o nariz p.ex.); quando uma pessoa é realmente sincera naquilo que diz deixa serem vistas as palmas das suas mãos; quando vemos algo do nosso interesse/desejo as nossas pupilas dilatam; a forma como damos um aperto de mão diz muito da nossa personalidade; alguns gestos que não podemos fazer em determinados países (por terem um significado diferente) como na Inglaterra o V com os dedos é mandar alguém pessoa para outro lado; enfim, é muito curioso para quem se interessa sobre o comportamento humano.
Nesta fotografia tenho outro livro do Augusto Cury "As regras de ouro dos casais saudáveis". Ainda não exponho uma opinião sobre ele, só quando terminar, mas coloquei na foto porque estou a adorar. 

Espero que tenham gostado deste meu post, por favor partilhem as vossas opiniões e digam que livros leram e gostaram (Ou não) de auto- ajuda/desenvolvimento.

Beijinhos, 

Bruna =)

Deixe um comentário