Olá a todos! ;) Sejam bem-vindos ao meu Blog! 
Este é o meu primeiro post no blog, e como já tinha decidido vou começar por falar de um tema associado a Cuidados de Beleza, se bem que também se pode considerar como um cuidado de saúde. Vou falar dos benefícios da Argila no geral e depois abordarei a minha experiência utilizando este mineral como máscara de tratamento facial e capilar.
Bem, começando!...
A argila ( para quem não sabe) é um componente de origem mineral retirada diretamente do solo, tendo na sua composição Alumínio (óxido de alumínio), Sílica (óxido de silício) e Água. Não me vou alongar muito mais sobre as suas propriedades….

Os benefícios da Argila nos Cuidados de Beleza
Para além de ser utilizada com fins medicinais (alívio de dores, entre outros), a argila é frequentemente utilizada em tratamentos estéticos envolvendo a pele e cabelo. Os benefícios na pele e no cabelo são:
- Favorecer a reprodução celular integral;
- Exfoliar e desintoxicar a pele e do couro cabeludo;
- Absorver toxinas e impurezas;
- Promover a reconstituição dos tecidos;
- Estimular o crescimento dos fios, pois atua na circulação;
- Eliminar a oleosidade da pele e cabelo;
- Suavizar e amaciar a pele.
Estes são os principais benefícios da Argila a nível estético e são bastante visíveis desde a primeira utilização.
Existem vários tipos de Argilas (diferentes tipos com diferentes cores, características e atuações). Neste post falarei da Argila Verde e da Branca, pois foram as que testei.
A Argila Verde é principalmente indicada para peles oleosas e com acne. Quando aplicada como máscara facial tem uma ação tonificante, estimulante, anti- bactericida, analgésica e cicatrizante e sobretudo seca a pele, pois remove o excesso de oleosidade.
A Argila Branca é uma argila menos “agressiva” (por assim dizer). É indicada para peles sensíveis e desidratadas. Contém a maior percentagem de alumínio (e comparação com os restantes tipos) e o seu pH é muito próximo ao da pele.
Os seus benefícios são: clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, e atua suavizando e cicatrizando. 

Modo de aplicação:
- Antes da aplicação convém limpar a pele e remover a maquilhagem;
- Fazer a mistura da argila em pó com água mineral ou chá de camomila e mexer até obter uma consistência pastosa;
- Aplicar no rosto, evitando a região dos olhos e lábios;
- No caso de utilizar a argila verde, vai sentir a pele repuxar, o que é natural;
- A pele pode ficar vermelha uma vez que a argila ativa a circulação;
- Deixar atuar pelo tempo que achar necessário (eu normalmente deixo até ver a argila completamente seca na cara);
- Por fim, é só passar por água e evitar colocar cremes/outros produtos no rosto para evitar irritação da pele nas próximas horas.

A minha experiência com Argila 

Estava desejosa de vos contar a minha experiência com a Argila Branca e a Verde! =) sendo que a branca experimentei em máscara facial e a verde em Pó; Para já devo dizer que a minha pele é do tipo Misto, e descobri recentemente que tenho Dermatite Seborreica (inflamação crónica que surge em áreas da pele que contêm grande número de glândulas sebáceas=sebo=oleosidade). 
Começei por procurar nos supermercados que tipos de argila tinham à venda, (porque não queria estar a comprar produtos demasiado caros), quando a argila natural em si é comercializada e é bem barata. No Intermarché encontrei uma máscara de Argila Branca que custa por volta dos 3 euros, é uma máscara Purificante de Argila branca e chá verde. Ela basicamente tem parabenos, álcool, entre outros componentes que não sei o que são. 
A minha experiência com ela foi boa, utilizei umas quantas vezes, a minha pele reagiu bem e o objetivo foi conseguido: minimizar a oleosidade e deixar a pele macia;
Entretanto um dia fui ao Continente e na secção dos produtos naturais deparei-me com a Argila Verde, mas não uma máscara, a argila mesmo natural em pó; fiquei bastante satisfeita pois tinha encontrado algo natural, à partida seria ainda melhor para a minha pele (apesar de ser verde e eu não ter acne nem nada). Não tive receio nenhum, também pesquisei muito por experiências de outras pessoas, e voilá!  
Apliquei tal e qual como expliquei acima, deixei secar bem a argila por volta de uns 30 min e depois retirei. A pele ficou um nadinha vermelha (também tenho a pele muito sensível), não me preocupei e gostei do resultado: sem oleosidade Nenhuma e macia. De tanto ter gostado do resultado e como estava numa fase em que tinha acabado de descobrir que tinha Dermatite Seborreica (o que implica ainda mais a existência de excesso de oleosidade na pele) fiquei curiosa em relação à sua utilização no cabelo (na raiz, mais propriamente dito); Experimentei, não lavei o cabelo, simplesmente o passei por água no duche e comecei a colocar argila por toda a raiz. Deixei atuar não mais de 15 minutos, pois também não queria abusar. Tive obviamente que fazer uma máscara nas pontas porque ficou realmente seco! Não passei champô nem nada. Resultado: adorei, o cabelo ficou super volumoso na raiz (que era um dos meus objetivos) e sem oleosidade nenhuma. No dia a seguir também não tinha oleosidade nenhuma, parecia que tinha outro cabelo!
Ainda gostava de encontrar argila branca ou rosa naturais para poder experimentar cada uma delas, no entanto devo dizer que gostei muito mais da experiência com a argila verde porque confio mais nela sendo natural e a máscara que comprei tem álcool e parabenos. Nunca se sabe o que lá vem na constituição, e a mistura de ingredientes pode agredir a pele. Na última vez que fiz esta máscara comecei a sentir um ardor tão grande na cara que me vi obrigada atirar logo com água. Não sei porque fiz reação, mas pode ter sido porque naquele dia tinha a pele mais reativa/sensível do que o habitual.
Se alguma de vocês tem Dermatite Seborreica (eu vou mostrar imagens da minha cara para verem como é, caso não saibam) ou mesmo sem ter a Dermatite tenha a pele muito oleosa com tendência acneica, ou somente oleosa, aconselho vivamente. Claro que para quem tem pele seca eu não sei qual é a reação, mas poderá ficar para um próximo post. ;)






Não tenho fotos com aplicação no cabelo, mas colocarei quando voltar a fazer.

 Espero que tenham gostado deste meu primeiro Post, qualquer dúvida ou questão exponham. Falem-me também das vossas experiências, que produtos utilizam para atenuar a oleosidade da vossa pele? ;)))




4 Comentários

  1. Podes encontrar argila branca nas ervanarias é 10euros o quilo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. óptimo! ainda não tive oportunidade de investigar as ervanárias,mas assim já sei =)

      Excluir
  2. Também tenho dermatite e estava em busca de uma review de alguém com o mesmo problema. Já tinha vontade de comprar argila verde e agora vou testar! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir