Olá a todos/as!! =) Sejam Bem-Vindos ao meu Blog!
Hoje venho com um tema deveras interessante e pouco falado no mundo dos Blogues.. Porque será? Certamente não é muito bonito falarmos dos fungos das nossas unhas dos pés, mas o facto é que eles existem. E existe muito mercado para os chamados produtos Anti-Fúngicos.
Por isso venho hoje desmistificar o assunto, não numa opinião de profissional (aviso já) mas numa opinião de alguém que sofre disto há uns bons aninhos e nunca utilizou nada em concreto (sem ser verniz colorido para disfarçar) para tratar deste "problema". Não estou a fazer publicidade a nenhuma marca, simplesmente divulgo a minha experiência.
Então vou vos falar da minha experiência.
Para quem quiser seguir os passos deve começar por adquirir:
1- Borato de Sódio
2- Betadine
3- Dr.Scholl (Anti-Fungos) ou outra marca de verniz para tratamento de unhas com fungo
5- Alguidar com água (normalmente faço com água quente)
Nota: os produtos acima indicados (com exceção do alguidar) podem ser encontrados em qualquer Farmácia ou Parafarmácia.
Passo a Passo no tratamento da micose nas unhas:
1. Em primeiro lugar deve-se aquecer a água a uma temperatura desejada, normalmente gosto da água quente;
2. Encher o alguidar;
3. Colocar Meio Frasco de Borato de Sódio (sim, o frasco deve ficar dividido em 2 metades iguais) dentro do alguidar,
4. Betadine (o equivalente a 1 a 2 colheres de sopa deve chegar);
5. Colocar os pés de molho durante 10 minutos;
6. Aguardar...
7. Podem também ir fazendo movimentos de friccionar os pés um no outro para o produto atuar melhor
6. No fim, secar os pés muito bem com uma toalha (sem passá-los por água)
7. Se for a primeiro dia de tratamento deverá retirar uma das 5 limas contidas na embalagem Dr. Scholl e limar muito bem todas as unhas que tiverem fungo
8. Depois de muito bem limadas passar com o verniz por cima das unhas que limo
De preferência fazer este processo ao final do dia, sabendo que vai ficar com os pés a descoberto para que o verniz atue nas unhas (eu faço quando me vou deitar).
Como saber se a unha tem fungo?
Simples, toda e qualquer unha que se apresentar com uma coloração amarelada e que se mostre rugosa, ou seja, é irregular e mais grossa que as saudáveis.
Nota:
- Eu pensava que uma das minhas unhas não tinha fungo, até que um dia tirei uma foto ao pé em si, e ao fazer zoom reparei que estava mais amarelada que as outras, logo, tem que se estar atento;
- O procedimento com o Dr.scholl (passar o verniz) é feito diariamente após a lavagem dos pés, a parte de limar a unha é feita 1 vez por semana.
Porquê Borato de Sódio e Betadine??
Borato de Sódio = propriedades anti-séticas, antifúngicas e
antivirais e ligeira ação antibacteriana;
Betadine = Desinfeção e higiene da pele e mucosas.
Adjuvante no tratamento ou profilaxia da infeção em Micoses interdigitais (ex: pé de atleta); (in Bula)
Adjuvante no tratamento ou profilaxia da infeção em Micoses interdigitais (ex: pé de atleta); (in Bula)
Em primeiro lugar, é preciso saber-se identificar uma micose ou pé de atleta. Se a pele dos pés apresentar descamação, pequenas fissuras/feridas ou der comichão, à partida estamos na presença deste caso.
Há uns anos atrás tive os meus pés neste estado (foto retirada da net, porque não tenho nenhuma minha); Durante muitos anos coçava os pés até fazer ferida, no ano passado já tinha deixado de coçar, e as feridas desapareceram, no entanto, o tratamento com Akileine e Canesten nunca resultaram para eliminar os fungos de vez.
Até que, no ano passado eu e o meu namorado tivemos a brilhante ideia de usar... Betadine! Sim, essa solução que costumamos por nas feridas. Ele ajudou-me e começou a colocar todos os dias nas zonas interdigitais onde eu tinha fungo (normalmente é um biquinho vermelho que sobressai), só que no entanto não desapareceu; então surgiu-nos a ideia de com uma espátula raspar o biquinho em si, expondo-o (fazendo uma ferida literalmente) e desinfetá-lo com Betadine. Sei que parece algo estranho expor o fungo, mas o facto é que no momento em que expusemos os fungos e passámos o betadine por cima, deixando atuar a solução nos pés a noite toda, no dia a seguir já estava seco, ou seja, os fungos desapareciam.
Foi este o tratamento que apliquei nas micoses, o meu caso não estava tão grave porque já não coçava na altura. Entretanto, há poucos meses é que comecei a fazer o tratamento das unhas, visto que me tinha esquecido que uma vez que tenha fungo na pele é bem provável que tenha nas unhas também, e na altura ainda não era bem visível.
Nota: O passo a Passo deixar os pés com Borato e Betadine por 10 minutos é obrigatório em ambas as situações (tanto na micose só nas unhas, como na pele, como ambas as situações), eu é que escolhi falar em separado.
Bem, senhoras e senhores! este é o meu conselho (e do meu namorado que me ajudou muito) para uns pés sem fungos. Eheh! Repito que o meu caso não é dos mais graves, que arejo os pés diariamente (durmo sem meias, p.e.), lavo os pés todos os dias com o Borato de Sódio e Betadine, algo que aconselho mesmo que não tenham estas manifestações , a fazer 1 vez por semana para prevenir. Os meus pés atraem muito as "funguices" também porque soam imenso e no Verão é muito constrangedor mesmo.
Mas aqui estou para vos passar o meu conhecimento e aquilo que aprendi.
O que acham??
Comentem com os vossos tratamentos, ou se ainda não fizeram, se gostariam de fazer;
Disponham! =)
Beijinho grande <3
Bruna Pinheiro
As imagens são minhas, tiradas com a minha câmara, com exceção da imagem das micoses (retirada do google).